terça-feira, 21 de junho de 2011

Luz de Fundo no Ubuntu

Fala galere, tô usando o Ubuntu 11.04 há um tempo, no começo por causa da faculdade mas eu realmente gostei do negócio, é seguro, é bonito só não é prático, como sabido o Ubuntu, na verdade o próprio Linux, não reconhece as configurações de Hardware do seu computador e por isso você tem de garimpar um pouco pela internet pra fazer alguns atributos funcionarem. Bom, eu uso um VAIO - VGNCR520E e algumas teclas de funções de hardware não funcionam corretamente, a própria webcam (ou motion eye, como chama a SONY) não funciona, bom procurando em alguns fóruns encontrei esse post do Luiz A Leonel no Fórum do Viva o Linux, o intuito é fazer com que as teclas de brilho do VAIO funcionem, eu consegui aqui, um cara com o mesmo notebook que o meu não conseguiu com o dele então não esperem que dê certo de uma hora pra outra, é bem simples:



primeiro se você é um usuário iniciante assim como eu é necessário baixar o yum:
sudo apt-get install yum
agora sim você pode baixar o xbacklight:
sudo yum -y install xbacklight
(você não precisa colocar o sudo na frente de tudo, basta entrar como root digitando sudo su)
agora começa a parte que eu considero complicada, é provável que alguns dos diretórios não existam onde você tentar colocar os scripts que o Luiz manda..você cria é bem simples:
cd /etc/acpi/
mkdir actions
lembrando que você só deve criar a pasta caso ela não exista, o Luiz também pede que você crie os scripts a partir do VI eu recomendo, se você for iniciante que use o gedit o mode de abrir é o mesmo só que no lugar do vi c põe o gedit:
gedit brightDOWN.conf

Daí pra frente é bem seguir o que o Luiz fala e dá certo.

espero que funcione pra vocês como funcionou pra mim.

Valew galere
----

0 comentários:

 
;